Possível segunda onda da pandemia pode aumentar desgaste político no País

André Singer comenta sobre as repercussões políticas de um novo crescimento de casos de covid-19 no governo federal e na economia

 26/11/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje (26), o professor André Singer comenta sobre a possível nova onda de coronavírus no Brasil e suas consequentes repercussões políticas. Ele indica que o enfraquecimento do apoio a Bolsonaro, visto nas eleições municipais, é associado à forma de combate à pandemia dada pelo governo federal e que assim como a derrota de Donald Trump foi vinculada à gestão durante o período, o mesmo pode acontecer no Brasil.

Além da ameaça de segunda onda, o caso de assassinato de um homem negro no Carrefour, em Porto Alegre, também trará impactos, uma vez que “a reação do governo federal não foi a de reconhecer a existência do racismo e da necessidade da medida de combatê-lo no País. Esse acúmulo de desgastes políticos pode interferir no efeito da segunda onda”, segundo Singer. Também é provável que a economia seja afetada significativamente, após períodos de lenta retomada, “colocando nos braços do governo decisões como a volta de um auxílio emergencial ou outras medidas para a retomada econômica”. O professor também aponta a necessidade de atenção às políticas econômicas adotadas nas próximas semanas e no começo de 2021, pois isso será decisivo no futuro e nas eleições de 2022.

Saiba mais ouvindo a coluna na íntegra.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.