Blog
Professor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 2012 a 2016. No âmbito do IEA-USP, integra a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Foi diretor do Centro Cultural São Paulo de agosto de 2006 a maio de 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP de 1998 a 2002. Idealizador e curador-coordenador do “Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado” , Idealizou e coordenou a Ação Educativa do MAC-USP de 1985 a 1987, bem como a primeira interface do USPonline, portal de informações da USP na Web de 1995 a 1998.
Horário: quinzenalmente, terça-feira, às 9h00 Rádio USP 93,7 São Paulo / 107,9 Ribeirão
Compartilhar:
Martin Grossmann analisa a visão de Regina Silveira sobre Duchamp
Reflexões da artista sobre obra de outro artista revelam importância da arte para ampliar os conceitos e a percepção
Abstração foi esquecida no século 20, diz Grossmann
Professor cita a obra do alemão Wilhelm Worringer para recuperar a ideia de transcendência
Arte e ciência contribuem para o “exercício da transcendência”
Para Martin Grossmann, essas atividades são necessárias porque o ser humano hoje tem dificuldade de contemplar
Ordenamento do mundo se faz por textos, objetos e imagens
Para Martin Grossmann, ciências humanas são fundamentais para entender a ordem das coisas
Vídeo mostra a atuação de coletivos de cultura na cidade
Obra foi destaque da coluna do professor Martin Grossmann, na Rádio USP
Redes contribuem para a democracia cultural
Martin Grossmann comenta os termos “democracia cultural” e “democratização da cultura”
Encontro na USP aproxima Universidade e periferia
Evento da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência foi tema da coluna de Martin Grossmann
Evento na USP valoriza produção cultural das periferias
Martin Grossmann comenta encontro promovido pela Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência
“Redes” é o nome da pós-moderna forma de produzir cultura
Martin Grossmann finalmente nomeia a quarta categoria de produção da cultura na pós-modernidade
Coletivo de artistas é uma das formas atuais de fazer cultura
Martin Grossmann aponta uma “quarta categoria” de produção da cultura na pós-modernidade
Virada Cultural permite “experiência” do centro paulistano
Martin Grossmann comenta evento da Prefeitura de São Paulo que ocorreu no fim de semana passado
Casa-museu é exemplo da concepção modernista de formato cultural
Arquitetura modernista mudou a forma de utilização de espaços culturais
Museu Lasar Segall é exemplo da diversidade da cultura hoje
Instituição reflete o cenário cultural contemporâneo, marcado por diferentes formatos
Diversidade de formatos culturais exige planejamento
Políticas públicas deveriam dar certa unidade a museus, centros culturais e casas de cultura, diz professor
Sesc inaugura nova unidade na Avenida Paulista
Serviço Social do Comércio tem política cultural “original” e “criativa”, afirma professor
Centros culturais são uma invenção de André Malraux
Escritor teve a ideia de democratizar a cultura quando era ministro de Assuntos Culturais da França
Cultura contribui para a tolerância e o diálogo no Brasil atual
Intolerância e falta de diálogo podem ser combatidas através da arte, afirma professor
Grossmann critica descaso com parques em São Paulo
Professor defende a necessidade de preservar esse patrimônio dos paulistanos
Cultura hoje é sinônimo de complexidade, diz professor
Posse de ativista social no cargo de diretora de cátedra na USP é exemplo de mudança no conceito de cultura
Modernismo baiano contou com a obra do arquiteto Lelé
Ideias do arquiteto implantadas em Salvador modernizaram a capital baiana