O comportamento do mercado editorial em relação ao livro de natureza acadêmica

Marisa Midori dá sequência ao seu comentário da coluna anterior sobre a queda nas vendas do mercado editorial, desta vez enfocando o segmento específico dos livros científicos

 Publicado: 21/06/2024     Atualizado: 24/06/2024 as 12:58

Logo da Rádio USP

Se o cenário anda um tanto nebuloso para os livros no Brasil, conforme pesquisa realizada pela Nielsen Book Data, que constatou queda nas vendas editoriais, o que não dizer especificamente do livro científico, aqueles englobados pela sigla CTP, ou seja, científicos, técnicos e profissionais, sob a qual estão abrigados os livros acadêmicos? A queda desse subsetor do mercado livreiro, diz a pesquisa, foi ainda mais significativa, com variação negativa de 5,9%. “Quer dizer que menos títulos são produzidos, menos livros são vendidos, logo o faturamento é menor”, lamenta a professora Marisa Midori. Os canais de venda desse segmento também sofreram mudança – no caso do CTP, registrou-se um aumento expressivo das vendas diretas das editoras, ou seja, de sites próprios. Em 2022, essas vendas representavam 13,2%, hoje representam 16,9%, o que sinaliza que o público tende a comprar diretamente das editoras.

Diante disso, até que ponto, indaga Marisa Midori, os livreiros continuarão tendo interesse em divulgar as obras de CTP? Mas isso também pode ter a ver com o número de artigos acadêmicos publicados. Diz a colunista: “Eu me lembro que, antes da pandemia, a Edusp, Editora da Universidade de São Paulo, fez uma pesquisa dentro da comunidade uspiana sobre a preferência por leitura digital, e a maioria dos leitores dizia preferir os livros impressos, mas é claro que, quando falamos em produção científica, parece que essa preferência pelos artigos científicos e essa migração dos livros impressos talvez para os artigos tenha uma relação muito forte com o ranqueamento da produção. E aí, nesse caso de ranqueamento, os livros vão definitivamente perder a batalha, se não houver uma mudança, uma percepção de que cada ramo da ciência tem também as suas formas de leitura e de registro das pesquisas”.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.