Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, comenta a importância das pautas urbanas como habitação, mobilidade e saneamento básico nos debates eleitorais para o governo do Estado de São Paulo.
“Infelizmente, eles têm sido muito poucos debatidos e, quando aparecem nos debates, aparecem de forma muito superficial”, comenta o especialista. Para ele, “trazer inovações que possam melhorar a qualidade de vida e as condições de acesso a direitos que são indispensáveis nessas áreas são objetivos consensuais”.
Por isso, Bonduki reforça a importância da expansão de medidas como o bilhete único, criado há quase 20 anos, que se mostra cada vez mais fundamental na integração da mobilidade da capital paulista. “Uma das propostas que têm aparecido, levada pelo candidato e ex-prefeito Fernando Haddad, é a criação do bilhete único metropolitano”, revela o professor. A inovação integraria municípios da região metropolitana que, hoje, possuem seus próprios sistemas de ônibus, com diferentes tarifas, onerando a população que precisa se deslocar entre cidades.
Para que a proposta saísse do papel, o urbanista reforça a necessidade de enfrentarmos diversos desafios operacionais, financeiros e políticos para articular a mobilidade dos diferentes municípios. “Desafios que são perfeitamente possíveis de serem enfrentados, principalmente se houver boa vontade e interesse por parte dos entes federativos”, opina.
Na opinião do professor, o sucesso do bilhete único na capital, que superou diversos desafios nas últimas décadas, confirma que, atualmente, “nós temos desenvolvimento tecnológico suficiente para fazer essa articulação”.
Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.