Em sua coluna desta semana, a professora Marisa Midori parte da análise de dois filmes que disputaram o Oscar para discutir os limites entre realidade e ficção e como a vida íntima dos escritores pode se confundir com sua obra. A partir dos filmes Anatomia de uma queda, de Justine Triet, e Ficção americana, de Cord Jefferson – ambos tendo como protagonistas escritores com maior ou menor fama -, a colunista traça paralelos entre a vida real e a ficção, como os autores são confundidos muitas vezes com sua obra e as tensões que cercam o mercado editorial e as exigências feitas por esse mesmo mercado.
“Em Anatomia de uma queda, a tensão editorial não é tão explícita, já que a ação se passa principalmente durante um julgamento, no qual Sandra, a protagonista e que é romancista, se defende de ter matado seu marido, que também era escritor”, explica Marisa Midori. “Diferente de Ficção americana, onde o conflito do escritor é escancarado, em Anatomia de uma queda a gente vê que uma luz foi lançada sobre Sandra, diversas esferas de sua vida se colocam a nu – e numa dessas esferas, aparece a escritora”, contextualiza a colunista. “Já em Ficção americana, o que se discute é a relação de Monk, um autor afro-americano de sucesso, com seu público e com o próprio mercado editorial. Muitas vezes essa relação é mostrada de forma caricatural em vários aspectos e com clichês.”
Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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