O professor Guilherme Wisnik fala em sua coluna de hoje (24) sobre o livro Futuros em Gestação: Cidade, Política e Pandemia, que organizou a quatro mãos com o fotógrafo Tuca Vieira e que reúne uma série de entrevistas produzidas em conversas com personalidades da cultura nacional, durante o auge da pandemia, em 2020. Em forma de lives, as falas foram recolhidas durante o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, da Escola da Cidade, e trazem uma reflexão sobre aquele momento vivido pelo País e o mundo.
Para melhor ilustrar o conteúdo da obra, Wisnik cita um trecho da conversa que teve com o antropólogo carioca Luiz Antônio Simas, em que fala do papel da rua nas cidades, a partir de reflexões sobre o mesmo tema do jornalista e cronista João do Rio (João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto), no século 19. A fala reflete sobre o papel das ruas – que assumem diversos significados, no mais das vezes negativos, para aqueles que circulam por elas – e dos espaços públicos. “Essa é a questão, a idealização, no nosso urbanismo, dos parques e das praças como se fossem os espaços públicos por natureza, enquanto as ruas desaparecem, são tomadas pelos carros e pela passagem. É contra isso que fala o Simas e esse é um dos pontos importantes desse livro”, acrescenta o colunista.
Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.