A candidatura de policiais para cargos do Poder Legislativo vem crescendo desde 2014, por isso, o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV) estudou o perfil e analisou diferentes características desses candidatos.
“Legitimidade policial é uma das formas de o Estado estar mais presente na vida da população. A polícia está presente em todo o território, tem contato com todo tipo de público e é uma forma de o Estado ali também, se representar”, comenta o pesquisador do NEV Renato Alves, um dos responsáveis pelo levantamento.
Ele ainda analisa a repercussão de grandes operações como a Lava Jato para a imagem dos policiais candidatos. “A polícia, muitas vezes, tem que ser contra hegemonias, não pode tomar uma decisão no calor da emoção para agradar determinada população. Está para garantir a lei, a ordem.”
Perfil dos policiais
Os candidatos, na maioria das vezes, deixam bem claro que são policiais nas propagandas eleitorais. Analisando o perfil dos policiais que participaram das eleições em 2022, pode-se notar que a grande maioria era homem e branca.
“O objetivo agora também é acompanhar um pouco qual vai sendo os posicionamentos desses eleitos, que bancada eles vão pertencendo, como foi o desempenho também deles”, comenta Alves. O pesquisador também pontua que o resumo é importante, porque dá um perfil dentro da polícia, mas também da própria sociedade.
O estudo concluiu que participaram 200 policiais e foram eleitos 14, sendo estes alinhados à direita e à extrema-direita. Apenas uma mulher estava dentre os eleitos e ela já tinha uma carreira política. Todos os eleitos são brancos e a maioria estava concorrendo a uma reeleição.
O levantamento completo pode ser acessado no link: https://nev.prp.usp.br/wp-content/uploads/2022/10/2022-10-10_NEV-Candidatos-PoliciasSP.pdf
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.