As retóricas e os compromissos assumidos pelo governo federal com relação à Amazônia e preservação dos povos indígenas foram entendidos interna e externamente como contrários aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil nos últimos 30 anos.
“O governo perdeu a batalha da comunicação”, enfatiza Rubens Barbosa. Para ele não resta muito tempo para o governo sair da defensiva e tomar uma atitude para restaurar a credibilidade externa e a confiança nas políticas domésticas para a Amazônia e os povos indígenas.
Barbosa sugere mobilização interna e no exterior para superar a percepção negativa que o País vem imprimindo em sua política ambientalista. “O governo precisa trabalhar rigorosamente para aplicar a legislação, coibindo o ilícito e fiscalizando a sua execução, além de impedir as queimadas, desmatamento, garimpo ilegal e assegurar a vida e a cultura indígena.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.