No dia 10 de julho de 2023, o The New York Times anunciou o encerramento da sua Editoria de Esportes. A cobertura esportiva passou a ser responsabilidade do website The Athletic, que é de propriedade do jornal. Esse evento segue uma tendência já presente há alguns anos no veículo, que, segundo o colunista da Rádio USP e professor Carlos Eduardo Lins da Silva, “gradualmente está se tornando um portal de notícias, com sua redação sendo apenas um gerador de conteúdo entre vários”.
A dissolução de uma das editorias mais tradicionais do veículo, ganhadora de múltiplos Prêmios Pulitzer, surpreendeu o professor. Denúncias importantes, como o uso de anabolizantes no esporte e o aumento de concussões cerebrais no futebol americano são exemplos da excelência da editoria.
Em 2022, o The New York Times adquiriu o website The Athletic por US$ 50 milhões e destacou-o em sua página principal. Na época, o website contava com 1 milhão de assinantes. Atualmente, possui 3 milhões de assinantes, embora ainda não cubra todos os seus custos, de acordo com o último balanço do veículo. O The Athletic continuará a operar independentemente, enquanto os jornalistas da Editoria de Esportes do jornal serão realocados para outras editorias.
A cultura editorial do The Athletic e do The New York Times é distinta, tornando incerto o caminho que essas mudanças levarão à cobertura de esportes do jornal, ou mesmo o que significam para o jornalismo de forma mais ampla. Segundo Lins da Silva, essa divergência entre os dois veículos pode causar estranhamento nos assinantes, que não terão mais a garantia do padrão de qualidade editorial do The New York Times na cobertura esportiva.
O professor identifica uma certa erosão da cobertura jornalística esportiva tradicional tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Ele menciona as recentes demissões ocorridas na ESPN e na Sports Illustrated, bem como uma redução na cobertura de esportes. “Me parece que o esporte vai parar de ser coberto jornalisticamente e vai se concentrar em blogs e plataformas de redes sociais, assim como em tipos de produtos de consumo de informação que não seguem os critérios do bom jornalismo. Isso é preocupante, pois em breve pode acontecer com outros setores importantes da sociedade, resultando no gradual declínio da relevância do jornalismo, algo que já vem acontecendo.”
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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