A tolerância e a democracia

O professor Alberto do Amaral Junior questiona: “Podem as democracias serem tolerantes com aqueles que a contestam?”. O problema é generalizado e atinge várias partes do mundo

 30/03/2021 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 06/04/2021 às 12:38
Por

Logo da Rádio USP

Atualmente ocorre uma crescente ascensão dos partidos populistas, principalmente na Europa. No Brasil, há uma grande intensidade de discussões sobre a tolerância devido aos movimentos contrários à democracia, às manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro e à recente prisão de Daniel Silveira. A convivência entre pessoas que são física ou socialmente diferentes, com opiniões opostas, como crenças políticas ou religiosas, esse é o núcleo da ideia de tolerância.

Nós devemos tolerar os intolerantes? A história nos leva a respostas diferentes e não existe uma forma definitiva para o problema. “Há um limite para a tolerância, que é o respeito à democracia, mas há também os que defendem a ideia de uma liberdade sempre expansiva”, diz o colunista.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.