USP lança Instituto de Estudos Europeus no próximo dia 29/11

No próximo dia 29 de novembro (segunda-feira), a partir das 14h, a Universidade de São Paulo (USP), junto com a Delegação da União Europeia no

 25/11/2010 - Publicado há 13 anos
Por

No próximo dia 29 de novembro (segunda-feira), a partir das 14h, a Universidade de São Paulo (USP), junto com a Delegação da União Europeia no Brasil, promoverão o lançamento do Instituto de Estudos Europeus, em cerimônia que será realizada na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Administração Central.

O Instituto tem como objetivo maximizar a cooperação bilateral entre o Brasil e a União Européia, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento da educação superior no Brasil, em temas de interesse mútuo.

Como escopo de atuação do Instituto, estão previstas ações como a criação de programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorado em Estudos Europeus e de cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de humanidades e artes, ciências, tecnologia, saúde, biologia e política, planos de incentivo para projetos de pesquisa colaborativos Brasil-Europa, criação de uma biblioteca digital, realização de workshops, congressos anuais e fóruns de discussão.

A USP será a unidade gestora do Instituto e responsável por sua implantação, contando com a parceria da UNESP e Unicamp, além de cinco universidades federais (Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Pará), e da associação e apoio de importantes universidades e institutos da União Europeia.

A criação do Instituto de Estudos Europeus é uma iniciativa que se insere no âmbito da parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia.

A Sala de Conselho Universitário está localizada à Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, em São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.