Na coluna desta semana, o professor Nabil Bonduki fala sobre a luta empreendida pelo diretor do Teatro Oficina, José Celso, recentemente falecido, pela manutenção do entorno do teatro como uma área pública dedicada à cultura e ao meio ambiente. Ele conta que nos anos 80 o grupo Silvio Santos, que naquele momento crescia enormemente com a implantação da rede de televisão SBT, adquiria inúmeros lotes no entorno do Teatro Oficina com o objetivo de fazer um grande empreendimento imobiliário, ameaçando o próprio local do teatro que podia desaparecer. Com grande iniciativa e apoio da Secretaria de Cultura da época, comandada pelo maestro e pianista João Carlos Martins, José Celso conseguiu garantir o tombamento do Teatro Oficina.
Bonduki afirma que essa luta possibilitou hoje implementar o Parque do Bixiga, onde todos os agentes envolvidos lutam pela preservação do bairro ambiental, urbana e culturalmente. “Hoje esse terreno se tornou um terreno sagrado com muita gente defendendo-o e podendo definitivamente se transformar num espaço público, um parque verde, um espaço de cultura e lazer para a cidade de São Paulo”, analisa o professor Nabil Bonduki.
Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.