Mosaicos Culturais #47: Ana Frango Elétrico canta avisando: “Não se assuste comigo, sou mulher, homem, bicho”

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a música, com inspirações setentistas e oitentistas, e versos que desafiam definições, que ecoavam nos fones de ouvido de Emanoelly, estudante de Geografia na USP

Publicado: 20/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

O single Mulher Homem Bicho, lançado em 2020 pelo selo Risco, é uma composição conjunta de Ana Frango Elétrico e Ava Rocha. Combinando elementos do rock dos anos 1970 e da disco music dos anos 1980, a canção cria uma sonoridade vintage. Em um mundo que insiste em rotular e categorizar, a cantora Ana Frango Elétrico surge com um antídoto musical.

Capa do single ‘Mulher homem bicho’, de Ana Frango Elétrico — Foto: Arete de Caio Paiva com desenho de Fernanda Massotti. 2020

Com produção assinada pela própria artista, a faixa conta com a voz adicional de Dora Morelenbaum. Foi gravada de maneira remota durante a quarentena, com a colaboração à distância de diversos músicos, cada qual em seu home studio, mas que mergulharam no estilo nostálgico próprio de Ana. São eles: Alberto Continentino (baixo), Felipe Pacheco Ventura (viola e violino), Guilherme Lirio (guitarra, glockenspiel e pocket piano), Lucas Freitas (Rhodes e synth), Pedro Fonte (bateria) e Victória dos Santos (congas, cowbell e pandeirola).

Emanoelly, estudante de Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Emanoelly resume bem o impacto da canção: “Estou com Mulher Homem Bicho, de Ana Frango Elétrico, na cabeça agora, então recomendo muito”.
Ouvir Ana Frango Elétrico nos convida a repensar as convenções sociais.

Ana Fainguelernt (a.k.a. Ana Frango Elétrico) nasceu no Rio de Janeiro, em 1997. Desde cedo já demonstrava interesse pela música. Aos seis anos, a carioca Ana ingressou em uma escola de música para explorar a experimentação sonora, e aos sete, já dominava a leitura de partituras e apresentava-se em recitais de piano clássico. Saiba mais sobre a artista e ouça outras músicas dela em outros episódios do Mosaicos Culturais. Aqui também.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 29 e 30 de maio de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres