Jornadas com Beethoven #13 – Beethoven vai à Escola de Viena

Último programa do mês de maio trata das diferenças entre as composições do jovem Beethoven e as do jovem Haydn

03/06/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #13 – Beethoven vai à Escola de Viena
/

Comparadas com as composições de Haydn e Mozart, as obras de juventude de Beethoven são mais óbvias e parecidas com a música de outros autores clássicos. Possivelmente, isso aconteceu porque Beethoven não teve uma boa educação musical em sua infância, tendo que percorrer um caminho bastante árduo até alcançar a riqueza de sua Quinta Sinfonia ou a poesia de sua Sonata ao Luar.

Este programa trata dessas obras de Beethoven e as compara com composições escritas por Haydn quando ele tinha a mesma idade. Com isso, tentamos mostrar não só o tamanho do percurso que Beethoven teve que realizar em seu aprendizado, mas também tratar das diferenças entre começar a compor no auge da linguagem clássica, como foi seu caso, e começá-lo a partir do Barroco, uma linguagem de formas mais simples.

Neste programa, são apresentadas:

• Do compositor Joseph Haydn – Missa brevis em Fá maior, sua primeira composição conhecida;
  • Do compositor Ludwig van Beethoven – Concerto para piano WoO 4 e a Terceira sonatina parta piano WoO 47.

Créditos do Programa

Apresentação, roteiro e montagem: Vitor Ramirez