Jornadas com Beethoven #13 – Beethoven vai à Escola de Viena

Último programa do mês de maio trata das diferenças entre as composições do jovem Beethoven e as do jovem Haydn

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=326601

Jornadas com Beethoven #13 – Beethoven vai à Escola de Viena
Jornadas com Beethoven

1X

Comparadas com as composições de Haydn e Mozart, as obras de juventude de Beethoven são mais óbvias e parecidas com a música de outros autores clássicos. Possivelmente, isso aconteceu porque Beethoven não teve uma boa educação musical em sua infância, tendo que percorrer um caminho bastante árduo até alcançar a riqueza de sua Quinta Sinfonia ou a poesia de sua Sonata ao Luar.

Este programa trata dessas obras de Beethoven e as compara com composições escritas por Haydn quando ele tinha a mesma idade. Com isso, tentamos mostrar não só o tamanho do percurso que Beethoven teve que realizar em seu aprendizado, mas também tratar das diferenças entre começar a compor no auge da linguagem clássica, como foi seu caso, e começá-lo a partir do Barroco, uma linguagem de formas mais simples.

Neste programa, são apresentadas:

• Do compositor Joseph Haydn – Missa brevis em Fá maior, sua primeira composição conhecida;
  • Do compositor Ludwig van Beethoven – Concerto para piano WoO 4 e a Terceira sonatina parta piano WoO 47.

Créditos do Programa

Apresentação, roteiro e montagem: Vitor Ramirez

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.