![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20161010_00_jovens2.jpg)
Marcada pela transição da infância para a vida adulta, a fase da adolescência pode gerar muitas dúvidas, medos e expectativas sobre o futuro no aspecto físico, social, mental, emocional, entre outros. Para promover a reflexão e o debate sobre o período, o Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza o projeto Juventude no Cinema, com exibição de filmes e debates.
Os longas selecionados são sobre o período da adolescência e do jovem adulto e abordam temas como educação e saúde. “Nosso objetivo é promover debates acerca dessas temáticas, incentivando o público adolescente a interagir entre seus pares e a refletir sobre questões de seu desenvolvimento físico, psíquico e afetivo; e promover interações entre a comunidade interna e externa à USP, favorecendo o encontro de gerações próximas entre si (estudantes de ensino médio e graduação) e realidades diversas”, conta a psicóloga Gisele Curi de Barros, do CAEP.
O Juventude no Cinema, realizado pelo CAEP, integra as atividades comemorativas de 70 anos da FMRP e é um dos projetos contemplados pelo 7º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e o Banco Santander.
Os participantes precisam ser adolescentes ou jovens adultos de instituições públicas do ensino médio e superior e usar máscara durante o evento. A participação é gratuita, são 80 vagas disponíveis para cada filme e os interessados devem fazer a inscrição neste link.
As exibições serão aos sábados, das 9 às 12 horas, no Espaço de Cultura e Extensão Universitária (ECEU) da FMRP, na Avenida Nove de Julho, 980, em Ribeirão Preto.
Programação
A programação começa no dia 20 de agosto com exibição do filme brasileiro As melhores coisas do mundo. O longa conta a história do adolescente Mano, que vive momentos de medo, pressão pelo sucesso, separação dos pais e de diversão e preocupação com os jovens amigos.
Já no dia 27 de agosto, os participantes vão assistir ao documentário Nunca me sonharam, que aborda os desafios, expectativas e sonhos dos alunos de escola pública na voz de estudantes, gestores e especialistas.
A terceira e última exibição será no dia 10 de setembro com o filme Por lugares incríveis, que conta a história da protagonista Violet Markey. A adolescente, que sofre com o luto pela morte da irmã mais velha após um acidente, encontra o colega de escola Theodore Fitch durante um momento de pensamentos suicidas, mas desiste do ato com ajuda do jovem e juntos tentam redescobrir os momentos bons da vida.
Mais informações: caep@fmrp.usp.br ou (16) 3315-3195.