USP, Unesp e Unicamp oferecem disciplina conjunta de graduação sobre biomedicina

A disciplina Ciência Translacional é uma parceria entre as três universidades paulistas e também conta com apoio da Universidade de Oxford

03/04/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 05/04/2024 as 20:27
Fotomontagem Jornal da USP – Fotos: USP Imagens/Governo do Estado de São Paulo/Wikimedia Commons

Com uma aula inaugural ministrada em 1° de março, a disciplina optativa de graduação Ciência Translacional é a primeira oferecida por meio de uma parceria entre a USP, Unesp e Unicamp, com apoio da Universidade de Oxford. O termo translacional é utilizado para identificar pesquisas realizadas nas áreas da saúde, estabelecendo uma conexão entre a biomedicina básica e a inovação. O oferecimento da disciplina na graduação das três universidades dialoga com a infraestrutura que está sendo montada no campus de Botucatu da Unesp.

Aluisio Cotrim Segurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A disciplina de Ciência Translacional é uma semente para a integração das três universidades estaduais paulistas. É compromisso da atual gestão da USP, da Unesp e da Unicamp desenvolver mais mecanismos de aproximação entre as três universidades, a fim de contribuir para sua missão de promover o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo. Esta disciplina explora um dos nichos estratégicos da ciência brasileira contemporânea, que é a produção biotecnológica, tão importante para a soberania nacional. A recente pandemia de covid-19 nos fez entender a importância da ciência translacional e a posição estratégica que ela ocupa, particularmente aquela voltada à saúde”, ressalta o pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Segurado.

José Paes de Oliveira Filho – Foto: Linkedin

O professor do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp — ao qual a disciplina está vinculada —, José Paes de Oliveira Filho, considerou a realização do curso uma conquista para as três universidades paulistas. “Essa disciplina nos enche de orgulho por ser um embrião para os próximos passos que temos em mente”, afirmou.

Laura de Oliveira Nascimento – Foto: CV Lattes

Para a professora responsável pela disciplina na Unicamp, Laura de Oliveira Nascimento, a interdisciplinaridade já é uma característica da Unicamp, mas agora foi iniciada uma etapa interuniversidades, o que é uma inovação. “Com isso, virão diversos desafios, mas, com certeza, com carinho, dedicação e muita informação de qualidade, vamos avançar nessa colaboração entre as graduações das universidades”, previu.

A representante da Universidade de Oxford, Sue Ann Costa Clemens, disse que a disciplina foi pensada de maneira abrangente. “Isso significa que as aulas contemplam o conteúdo, mas também as formas como isso será comunicado à população. Se não comunicamos nossos resultados, não estamos fazendo ciência, nem pesquisa, nem trazendo inovação e tecnologia para nosso país e para o mundo”, ponderou.

Disciplina optativa de Ciência Translacional

O curso segue até junho de 2024, em formato híbrido, com aulas on-line síncronas entre as universidades participantes e aulas presenciais, marcadas por visitas a instalações das universidades estaduais que atuam diretamente com pesquisa translacional.

A disciplina recebeu 159 inscrições de alunos da USP, 57 da Unesp e 25 da Unicamp. A próxima etapa, segundo os idealizadores do curso, é instituir uma Habilitação em Ciência Translacional, com um ano de duração.

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto