Com o intuito de fomentar as artes e o pensamento, a USP e o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) fecharam uma parceria para promover projetos capazes de instigar a discussão de questões pertinentes ao Brasil e ao mundo.
“Nós somos instituições de caráter público e temos a responsabilidade de somar esforços para oferecer cada vez mais para a sociedade. Juntos somos mais fortes e quem sai ganhando com essa sinergia é a sociedade paulista e brasileira”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi formalizada em um encontro virtual realizado nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, com representantes das duas instituições.
O primeiro projeto da parceria será a organização de duas grandes exposições sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, com obras do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). A exposição Era uma vez o Modernismo deverá estrear em outubro de 2021, na Galeria de Arte do Sesi-SP, localizada na Avenida Paulista.
A outra é a mostra Diversidade, que será montada no espaço do IEB, só com artistas mulheres e contemporâneas. Com curadoria do professor Luiz Armando Bagolin, a exposição será uma reflexão sobre o Modernismo.
“A bandeira do Sesi é promover a educação por meio das artes e do esporte, e iniciar essa parceria com a USP valorizando a cultura agrega muito, especialmente neste momento. Estamos honrados em ter a oportunidade de oferecer aos nossos frequentadores, gratuitamente, uma exposição com parte do acervo do IEB”, ressaltou o superintendente do Sesi-SP, Alexandre Ribeiro Meyer Pflug.
A diretora do IEB, Diana Gonçalves Vidal, reforçou que “o instituto sempre procura oportunidades para levar seu acervo para além dos muros da Universidade, ampliando e diversificando seu público e contribuindo para que não só o IEB, mas a USP também seja mais conhecida. Nossa missão é guardar esse importante patrimônio brasileiro e criar mecanismos para mostrá-lo”.
Parceria
A ideia de firmar uma parceria entre USP e Sesi-SP estava sendo debatida desde o final do ano passado, pelo Escritório de Desenvolvimento de Parcerias da USP (DePar).
De acordo com o coordenador do Escritório, Rudinei Toneto Junior, “USP e Sesi têm características complementares e a ideia é conjugar a excelência das duas instituições não só na área cultural, mas também com projetos na área dos esportes, educação e editorial”.
Também participaram da reunião a vice-diretora do IEB, Flavia Camargo Toni; a assessora do DePar, Cláudia Toni; a gerente executiva da Cultura do Sesi-SP, Débora Viana; e a gerente da Editora Sesi-SP, Caroline Mori Ferreira.