Moradores do Crusp terão acesso à internet no interior de todos os apartamentos

Obra, que teve início no último dia 23 de novembro, deverá ser concluída no primeiro semestre de 2021

Por

Instalação dos dutos externos para passagem dos cabos que levarão o sinal de internet ao interior dos apartamentos – Foto: Divulgação SAS

A obra para a instalação da rede teve início no último dia 23 de novembro e, nas próximas semanas, uma parte dos moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp) já contará com acesso à internet. No primeiro semestre de 2021, a obra deverá estar totalmente concluída, contemplando todos os apartamentos dos blocos A, B, C, D, E, F e G.

“Essa obra é um marco para a gestão, pois atende à necessidade dos nossos estudantes de acesso a um sinal de internet de qualidade e resulta de um complexo trabalho de equipe, no qual diversos órgãos da Reitoria atuaram com destacada competência”, destaca o vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes.

O projeto, elaborado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), consiste na instalação de cabos irradiantes que passarão pelo interior dos apartamentos, distribuindo sinal de acesso à rede de forma homogênea, com maior velocidade e estabilidade.

“Os estudantes terão um verdadeiro salto nas condições de estudos e de moradia, pois o acesso à rede mundial de computadores é absolutamente imprescindível na vida acadêmica atual”, destaca o superintendente de Assistência Social (SAS) da Universidade, Gerson Yukio Tomanari.

A diretora do Centro de Tecnologia de Informação de São Paulo, Fátima Nunes, explica que a idade e a localização dos prédios foram os maiores desafios da STI nesse projeto.

“As características dos prédios do Crusp  inviabilizam uma solução convencional utilizando antenas distribuídas ao longo de um andar. A distância entre as antenas externas e os apartamentos, a espessura das paredes, a existência de outros prédios no entorno, assim como árvores, constituem interferências que dificultam a propagação e atenuam a intensidade do sinal. Por isso, a rede sem fio não funciona  satisfatoriamente em todos os dormitórios. A solução encontrada foi instalar cabos irradiantes conectados a uma antena para cada andar de cada bloco”, pondera.

Gerson Yukio Tomanari – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A empresa Fraga de Medeiros é responsável pela obra, que está sendo acompanhada por equipes da SAS, da STI e da Superintendência do Espaço Físico (SEF). A contratação da empresa foi feita via processo licitatório.

Esta primeira semana da obra está sendo dedicada à preparação das áreas externas dos apartamentos, como saguões e corredores. A partir da próxima segunda-feira, dia 30, a empresa iniciará a passagem dos cabos pelo interior dos apartamentos. O acesso à internet pela rede Eduroam estará disponível no interior dos apartamentos à medida que a empresa concluir as obras de cada andar.

“As equipes estão empenhadas em imprimir um ritmo elevado de trabalho para que todos os apartamentos contem com internet o mais rapidamente possível. A cada andar que se conclua, a internet já estará disponível, de modo que, nas próximas semanas, esperamos entregar as obras de todos os andares do Bloco A”, destaca Tomanari.

A diretora do DCE Livre da USP – Gestão Nossa Voz, Ana Luísa Calvo Tibério, considera que “a instalação de internet no Crusp é uma demanda antiga dos moradores. O Crusp possui hoje uma série de problemas estruturais que demandam bastante atenção da institucionalidade. Um dos principais pontos é justamente a falta de acesso à internet, pois impede que os moradores pobres possam realizar atividades acadêmicas e tenham alternativas de convívio social sem que tenham que arcar individualmente com este custo. O projeto de instalação de internet na moradia é uma das maiores vitórias estudantis dos últimos tempos. É uma conquista de todos que lutam pela permanência estudantil e acreditam na construção de uma universidade verdadeiramente pública e inclusiva”.

O projeto foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação

O projeto consiste na instalação de cabos irradiantes que passarão pelo interior dos apartamentos, distribuindo sinal de acesso à rede de forma homogênea, com maior velocidade e estabilidade

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.