Classificada no grupo entre a 151ª e a 200ª posição, a USP continua sendo a universidade latino-americana mais bem colocada no Academic Ranking of World Universities (ARWU). O ranking foi divulgado hoje, dia 15 de agosto, pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que avaliou mais de 1.300 instituições e classificou as 500 melhores.
Harvard manteve a liderança do ranking pelo 16º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.
Além da USP, outras cinco brasileiras figuram entre as 500 instituições classificadas: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficaram no grupo entre a 301ª e a 400ª posição. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficaram no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.
Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.
Áreas de concentração
Em julho, a Shanghai Ranking Consultancy publicou o Global Ranking of Academic Subjects, vertente do ranking por área de concentração.
Nessa classificação, a USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em seis áreas de concentração: Ciências e Tecnologia dos Alimentos (7º lugar), Odontologia (9º), Ciências Agrícolas (11º), Ciências Veterinárias (25º), Biotecnologia (34º) e Farmácia e Ciências Farmacêuticas (41º).
Em cinco áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Matemática, Ecologia, Ciências Biológicas, Ciências da Biologia Humana e Enfermagem. E em quatro áreas está no grupo 76-100: Ciências Atmosféricas, Ciência dos Instrumentos e Tecnologia, Engenharia de Minérios e Minas e Saúde Pública.