A Superintendência de Assistência Social (SAS) ampliou os locais nos quais os estudantes poderão ter acesso à refeição na hora do almoço. Desde o dia 17 de março, as marmitas também estão sendo entregues, de segunda a sexta-feira, no prédio da Escola de Enfermagem (EE), localizado no chamado Quadrilátero da Saúde/Direito (QSD), que abrange a EE, Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde Pública e Faculdade de Direito.
Assim como ocorre na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a reserva da refeição deve ser feita diariamente, das 14h do dia anterior até as 9h30 do dia da retirada, por meio deste formulário. Ao fazer a reserva, o estudante pode optar pela refeição com carne ou vegetariana e indicar se deseja receber a salada.
“Com essa ação, conseguimos abranger três importantes regiões da cidade de São Paulo, onde a USP tem suas unidades: zona leste, centro e zona oeste, na Cidade Universitária. Assim, além dos estudantes que estejam em atividade nas unidades, sobretudo nas áreas de saúde, a entrega poderá ser usufruída por outros estudantes que residam perto das áreas onde a distribuição está ocorrendo”, destaca o superintendente da SAS, Gerson Yukio Tomanari.
Para a doutoranda em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Medicina e representante discente dos pós-graduandos do QSD, Merllin de Souza, a entrega das marmitas atende à demanda dos estudantes sobre a possibilidade de acesso à alimentação próximo às unidades em que pesquisam ou residem.
“O que aprendemos neste momento foi unir forças e diminuir as burocracias, fato este que envolveu desde a Prefeitura do QSD, apoio crucial da Associação dos Pós-Graduandos da USP Capital, escutas do pró-reitor de Pós-Graduação [Carlos Gilberto Carlotti Junior] e do superintendente da SAS. Essa ação é mais do que necessária e consideramos crucial, pois muitos pós-graduandos faziam as únicas alimentações nos Bandejões e pelo menos esta iniciativa estará suprindo essa necessidade”, considera.
A retirada das marmitas na EE é realizada entre 12h30 e 13h30, no prédio da Escola, entrada pela rua particular do HC, após a cancela.