Orgulho de ser USP

Por Vahan Agopyan, reitor da USP

 19/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/03/2021 as 12:31
Vahan Agopyan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Exatamente neste período, há um ano, em virtude da propagação da pandemia, a Reitoria teve que tomar medidas muito duras para defender a saúde da comunidade. No dia 17 de março do ano passado, as aulas presenciais foram suspensas e, no dia 23, todas as atividades nos diversos campi foram reduzidas ao mínimo necessário para a manutenção dos serviços essenciais.

Esperávamos que esta fosse uma interrupção de poucas semanas, mas que, infelizmente, se prolongou até o momento e nem conseguimos estimar o quanto mais teremos que aguardar para o retorno pleno das atividades presenciais.

Certamente foi o ano mais difícil e complexo dos 87 anos de nossa Universidade. Mesmo as faculdades fundadoras da nossa instituição, com sua história de até quase dois séculos, não tinham enfrentado situação parecida.

Como Universidade, estamos ainda passando por grandes obstáculos. É doloroso não haver a interação presencial entre os alunos e destes com os seus professores, detalhe marcante para a formação de lideranças e cidadãos. Mesmo nos laboratórios de pesquisa, o intercâmbio entre os estudantes e os pesquisadores é reduzido por causa das medidas sanitárias. As atividades culturais e esportivas, essenciais para a socialização dos estudantes, estão também seriamente prejudicadas.

As dificuldades nos colocaram em alerta e a USP tem demonstrado sua pujança, competência e resiliência, superando todos os desafios. Por essa razão, ousei colocar o título “Orgulho de ser USP” neste texto, que parece ufanista, mas é factual.  A Universidade reagiu a todas as adversidades, não se curvou aos ataques e desmandos e mostrou sua solidez, resultado de décadas de trabalho e responsabilidade.

Quero agradecer a dedicação e o esforço de toda a comunidade que viabilizou este desempenho. Todos, alunos de graduação e de pós-graduação, servidores técnicos e administrativos, professores, pós-doutorandos, pesquisadores, todos vocês são responsáveis pelo êxito da USP.

Não vou listar os grandes feitos da Universidade nestes últimos 12 meses, pois as Pró-Reitorias já têm feito ampla divulgação sobre eles. Mas preciso ressaltar que, durante a crise, a USP mostrou que faz parte da solução dos problemas da sociedade. Além de não frustrar a conclusão dos estudos de milhares de estudantes, que hoje já estão contribuindo para suplantar as limitações, os resultados de nossas pesquisas atingiram o público em curtíssimo espaço de tempo, superando as projeções mais otimistas.

O ambiente universitário é fantástico, renova-se continuamente. Enquanto estamos entregando milhares de jovens profissionais recém-formados, competentes e talentosos, estamos recebendo agora, a partir do dia 19 de março, as matrículas dos selecionados pelo vestibular da Fuvest: mais de 8 mil jovens com muitos sonhos e esperanças. Não vamos desapontá-los.

Em nome da Universidade, quero parabenizar os estudantes que conseguiram vencer a difícil etapa do vestibular e estão se tornando alunos da USP. Sintam-se acolhidos.

É muito gratificante como reitor e como brasileiro recepcioná-los na USP. É estimulante encontrar um grupo de jovens que prioriza a educação e se dedica a ela para atingir objetivos que para a sociedade são ambiciosos, como o de ingressar em uma universidade de padrão mundial. Jovens como vocês nos dão confiança de que o futuro do País pode ser melhor, porque não existe alternativa que não a de investir na educação para o desenvolvimento da nação.

Este primeiro ano para os ingressantes será instigante e desafiante. Vamos começar as aulas no dia 12 de abril, ainda de maneira remota. Ainda não temos previsão de quando poderemos recebê-los presencialmente nos diversos campi para algumas atividades. Com isso, neste momento, não será possível vivenciar o ambiente universitário que vocês estavam esperando. No entanto, espero que, mesmo virtualmente, vocês comecem a compreender a grandeza da instituição e a usufruir da infraestrutura disponível.

Além das aulas, a USP também oferece grande variedade de atividades culturais e científicas, no momento remotamente. São palestras, exposições, apresentações musicais, cineclube e outras opções de lazer gratuitas, que devem ser desfrutadas e bem aproveitadas. Quando for possível, voltaremos a proporcionar as atividades esportivas, que consideramos também fundamentais para a socialização da comunidade.

Na USP, você vai aprender não apenas uma profissão, mas também a resolver problemas, a enfrentar desafios, a liderar, a transformar o mundo em que vive. Mais do que um bom profissional, queremos formar bons cidadãos. Sejam bem-vindos à USP para integrar essa comunidade vibrante que não deixa a instituição decair.

Reforço os agradecimentos a todos da comunidade da USP. Certamente, teremos, ainda, um período não curto de adversidades, mas juntos vamos continuar superando todas as dificuldades.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.