A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou, nesta semana, a segunda edição do Guia de Boas Práticas Científicas, publicado pela primeira vez em 2019. O manual revisado atualiza o guia anterior, trazendo novas informações sobre respeito nas relações interpessoais, cuidados na gestão de dados, avaliação responsável da pesquisa, entre outros temas.
De escrita sucinta e com muitas referências, o manual é direcionado a todas as pessoas da comunidade acadêmica, desde estudantes de pré-iniciação científica a docentes mais experientes.
“O conhecimento das boas práticas e a consciência de sutilezas na conduta ética são obrigação de todas e todos. É o melhor caminho para aprimorar cada vez mais a nossa universidade”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig.
O guia é resultado de anos de trabalho do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa, instituído em 2017 com o objetivo de prevenir incidentes de má conduta científica e promover a cultura ética: “Explicitamos conceitos como o de pesquisa e inovação responsáveis, que norteiam nossas atividades como instituição universitária compromissada com a sociedade que nos mantém”.
O Guia de Boas Práticas Científicas – 2ª edição está disponível para acesso no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.