Nova titular da Cátedra José Bonifácio participa de visitas e atividades acadêmicas na Universidade

Susana Malcorra já foi ministra de Estado na Argentina e passou 12 anos na ONU; a catedrática coordena pesquisas sobre governança internacional sob uma perspectiva feminista

 14/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 17/04/2023 as 15:42
Por
Visita da Susana Malcorra, ex-ministra de Relações Exteriores e Culto da República Argentina, titular da Cátedra José Bonifácio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A ex-ministra de Relações Exteriores e Culto da República Argentina, Susana Malcorra, visitou a USP pela primeira vez desde que assumiu a Cátedra José Bonifácio. Susana aceitou o convite no final do ano passado, tornando-se a 10ª catedrática e a primeira argentina a ocupar a função.

Desde dezembro de 2022, a ex-ministra vem trabalhando com 67 pesquisadores de 25 programas de pesquisas, que têm como área comum a governança internacional sob uma perspectiva feminista. A catedrática é uma das fundadoras da iniciativa internacional Global Women Leaders Voices for Change and Inclusion, entidade que reúne 62 lideranças do mundo político internacional.

 

A Cátedra José Bonifácio é um projeto do Centro Ibero-Americano (Ciba), núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI). No encerramento dos trabalhos, os pesquisadores produzem uma coletânea de artigos que são reunidos em um livro publicado pela Edusp. O livro referente às pesquisas capitaneadas por Susana será lançado em setembro de 2023.  

Participação das mulheres nas instituições globais

Durante a segunda semana de abril de 2023, a catedrática visitou a Universidade. Em sua passagem pela USP, Susana se reuniu com os coordenadores da Cátedra para discutir sobre o livro que será publicado com artigos produzidos ao longo deste ano. A agenda da ex-ministra também incluiu uma reunião de trabalho com o Grupo de Pesquisa, uma conferência aberta ao público, um encontro com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e uma entrevista concedida ao programa Diálogos na USP.  

Em conversa com o reitor, Susana falou um pouco da sua trajetória e sobre como o tema que vem trabalhando como catedrática se relaciona com sua vida pessoal: “Eu era a única mulher do curso de engenharia elétrica quando fui aluna de graduação”, lembrou. 

Sobre as Nações Unidas, onde a ex-ministra passou 12 anos de sua vida profissional, demonstrou como considera importante e urgente a escolha de uma mulher para liderar a ONU. “Hoje em dia, eu não digo mais o futuro secretário-geral ou a futura secretária-geral. Eu digo apenas futura Secretaria-geral”, afirmou. 

O reitor, por sua vez, comemorou a colaboração da catedrática com a Universidade. “É ótimo tê-la conosco. Nunca tivemos ninguém de origem argentina na Cátedra. Além disso, ela é uma pessoa ímpar para pensar a participação das mulheres nas grandes instituições globais”, destacou Carlotti. 

O diretor do IRI, professor Pedro Dallari, ressaltou que a colaboração de Susana é consonante com as finalidades da Cátedra. “Temos como objetivo colocar grandes personalidades do mundo ibero-americano em contato com o corpo social da USP. Susana Malcorra tem conhecimento e experiências significativos para compartilhar com nossos alunos e alunas”, afirmou. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.