Grupo de Trabalho elaborará proposta para a criação da Faculdade de Medicina de Bauru

O Grupo tem 60 dias para apresentar a proposta, que deverá ser analisada pelas instâncias decisórias da Universidade

24/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 28/04/2023 as 19:19
O curso de Medicina de Bauru passou a ser oferecido a partir de 2018, com 60 vagas anuais – Foto: Tiago Rodella / HRAC

Uma portaria da Reitoria designou os membros que farão parte do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da proposta para a criação da Faculdade de Medicina de Bauru da USP.

O grupo é formado pelos professores Tales Rubens de Nadai (docente da Faculdade de Odontologia de Bauru, na condição de presidente da Comissão), Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfa (diretora da Faculdade de Medicina), Rui Alberto Ferriani (diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Marilia Afonso Rabelo Buzalaf (diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru) e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (docente da FOB).

O Grupo de Trabalho tem 60 dias para apresentar um relatório com a proposta para a criação da nova unidade, contados a partir de sua instalação. Depois, a proposta será analisada pelas instâncias decisórias da Universidade e submetida para aprovação final do Conselho Universitário.

Medicina em Bauru

O curso de Medicina da USP no campus de Bauru teve sua criação aprovada pelo Conselho Universitário no dia 4 de julho de 2017, para ser oferecido já no vestibular de 2018.

A aula magna que marcou a inauguração oficial do curso foi ministrada no dia 26 de fevereiro de 2018, pelo médico e ex-reitor da USP Marco Antonio Zago, sobre o tema Câncer: uma doença mortal, tratável e curável. O então governador Geraldo Alckmin, que também é médico, apresentou uma palestra sobre o papel do Estado na saúde pública.

Atualmente vinculado à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o curso de Medicina tem duração de 12 semestres e oferece 60 vagas em período integral, sendo 42 vagas reservadas para ingresso pela Fuvest e 18 pelo Enem-USP.