O diretor da BBM, Alexandre Macchione Saes (centro), acompanhou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (à direita), a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e os dirigentes na visita – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e dirigentes da Reitoria visitaram nesta terça-feira, dia 26 de abril, as instalações da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).
Considerada um dos mais importantes acervos de livros e manuscritos sobre o Brasil, a BBM abriga cerca de 32 mil títulos que compõem a coleção reunida pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita ao longo de mais de 80 anos. O conjunto é constituído por obras de literatura, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.
“O que torna a BBM tão especial entre as brasilianas são as raridades colecionadas pelo Mindlin. Ele tinha uma grande capacidade de localizar livros raros, livros em suas primeiras edições, manuscritos e provas revisadas pelos próprios autores. Temos, por exemplo, a edição revisada por Graciliano Ramos em que ele muda o título da obra de Mundo coberto de penas para Vidas secas”, explicou o diretor da BBM, Alexandre Macchione Saes, que acompanhou os dirigentes na visita.
Aberta ao público em 2013, a BBM tem o compromisso de abrigar e conservar a coleção doada pelo casal Mindlin, digitalizar e disponibilizar o acervo para consulta e incentivar pesquisas sobre o Brasil.
Aproveitando a visita, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda apresentou o programa USP Pensa Brasil, que está sendo elaborado pela Vice-Reitoria e promoverá, anualmente, uma semana de atividades, workshops e conferências dedicadas à discussão da agenda pública nacional.
“Uma das razões centrais do programa é estabelecer um compromisso público com o debate político brasileiro. As universidades brasileiras têm a missão de pensar as grandes questões do País e temos que fortalecer nosso papel de interlocutora no desenvolvimento da sociedade brasileira”, explicou Maria Arminda.
O programa abordará os temas: Como pensar o Brasil do século XXI; Estado mínimo, precarização e desigualdade no Brasil; Antropoceno e o novo paradigma ambiental brasileiro; Impasses da democracia brasileira; e Impasses da cultura moderna no Brasil.
A primeira semana USP Pensa Brasil deverá acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, no espaço da Biblioteca Brasiliana Mindlin, e contará a participação de grandes especialistas nos temas e também de jovens pesquisadores.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin está localizada na Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, na capital paulista. Os horários de funcionamento são: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h.