Cônsul-geral da França em São Paulo visita a Reitoria

Entre os assuntos tratados no encontro estava a realização de eventos culturais e científicos em parceria

26/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/05/2022 as 18:36
A comitiva francesa visitou a Reitoria na manhã desta terça-feira, dia 26 de abril – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Na manhã de hoje, dia 26 de abril, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior encontrou-se com o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

Entre os diversos assuntos tratados no encontro estavam a realização de eventos científicos e culturais em conjunto, a continuidade de convênios e projetos de pesquisa, o desenvolvimento da Plataforma Científica Pasteur-USP e a inauguração do France Corner, no Centro Intercultural Internacional, prevista para junho.

“Para nós é uma satisfação manter essa intensa cooperação com a maior universidade do Brasil, com tantas possibilidades de projetos que apoiam a disseminação da cultura e da língua francesa”, afirmou o cônsul Yves Teyssier d’Orfeuil.

Carlotti reforçou a importância da relação acadêmica entre Brasil e França e lembrou a delegação francesa que contribuiu para a formação da USP. O reitor afirmou ter um carinho especial pela França, já que sua primeira experiência profissional no exterior foi um estágio de seis meses em um hospital de Paris.

Participaram da visita a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncini Proença. Acompanhando o cônsul, estavam a adida para Ciência e Tecnologia, Nadège Mézié; o adido para Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Patrice Pauc; e o diretor adjunto do Campus France, Thierry Valentin.