O cônsul-geral da Grécia em São Paulo, Stylianos Hourmouziadis, visitou a USP na manhã do dia 17 de julho e foi recebido pelo reitor Vahan Agopyan, no Prédio da Reitoria.
No cargo desde fevereiro, o cônsul afirmou que considera muito importante estabelecer contatos com a comunidade acadêmica. “Mais que uma visita de cortesia, é uma maneira de identificar como o consulado pode atuar para ampliar o contato das universidades paulistas com as universidades gregas. Há muitos contatos entre pesquisadores dos dois países, mas não de modo institucionalizado”, disse Hourmouziadis.
O reitor Vahan Agopyan apresentou a estrutura da USP e explicou que “para nós, o grande desafio é manter a qualidade em uma Universidade desse tamanho sem centralizar demais. E uma das principais ferramentas que temos para isso é a internacionalização, porque colocamos nossos estudantes e docentes diante de uma realidade mais global”.
Também acompanharam a visita o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, e a diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Maria Arminda do Nascimento Arruda.