Desenvolvido para gerenciar os cursos e demais atividades de extensão da USP, o sistema corporativo Apolo vem sendo constantemente reavaliado, ganhando melhorias e funcionalidades com o intuito de acompanhar a evolução desse tipo de ação na Universidade e atender às demandas identificadas pelos responsáveis por essas atividades em cada local onde são oferecidas.
Para ampliar ainda mais essa participação e a discussão em torno do assunto, foi realizado, no último dia 21 de junho, o Apolo´s Day, com atividades na sala do Conselho Universitário e no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Promovido em parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o encontro reuniu representantes de toda a USP para uma série de apresentações, discussões e sessões de dúvidas.
Na abertura do evento, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, destacou o papel de integração do encontro. “A Pró-Reitoria faz questão de ter a participação das Unidades, dos docentes e dos servidores que atuam na extensão universitária. Somente o trabalho em parceria é que pode render bons frutos, pois conta com uma soma de esforços e visões”, afirmou.
Para ela, a evolução dos sistemas deve ser sempre contínua. “Também é papel da Pró-Reitoria ajudar na constante atualização de tudo aquilo que viabiliza ou dá suporte para as atividades de extensão, e o Sistema Apolo é um dos centros nervosos dessas ações na USP”, avaliou.
O superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira, também considera que o trabalho em parceria é o que traz eficiência para a melhoria dos sistemas.
Ferreira ressaltou que “os trabalhos de tecnologia de informação muitas vezes eram vistos como uma mera prestação de serviços, um acessório; mas, quando se passa a uma construção conjunta, temos de fato um time com contribuições de todos os lados”.
A primeira parte do evento, que contou com a presença dos presidentes e secretários das Comissões de Cultura e Extensão, foi dedicada à apresentação geral de todas as ferramentas do sistema e foi conduzida pela analista da STI, Renata Prates Markert.
Em seguida, os secretários participaram de uma tarde de trabalhos com discussões focadas na integração do Sistema Apolo com o Portal de Convênios e sugestões de melhorias gerais no sistema.
(Michel Sitnik, da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU)