USP firma parceria para apoiar projetos voltados à primeira infância

A USP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal assinaram convênio para lançamento de um edital de apoio financeiro a ações para o desenvolvimento integral na primeira infância, com o intuito de difundir, promover e estimular entre os profissionais da saúde, da educação e do desenvolvimento social, bem como entre as famílias atendidas, a importância dos primeiros anos de vida para a formação do indivíduo.

 27/08/2013 - Publicado há 11 anos
Por
(esq. p/ dir.) O presidente do Conselho Curador da Fundação, Guilherme Vidigal Andrade Gonçalves, e o reitor João Grandino Rodas

A USP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal assinaram convênio para lançamento de um edital de apoio financeiro a ações para o desenvolvimento integral na primeira infância, no dia 19 de agosto, na Reitoria da Universidade. 

O convênio tem como metas: fomentar os projetos para a transformação dos saberes da USP em intervenções reais de promoção para o desenvolvimento da primeira infância; estabelecer vínculos efetivos com o poder público, movimentos comunitários e/ou organizações do terceiro setor que prestem atendimento à criança pequena e suas famílias; difundir, promover e estimular entre os profissionais da saúde, da educação e do desenvolvimento social, bem como entre as famílias atendidas, a importância dos primeiros anos de vida para a formação do indivíduo; e promover a criação e manutenção de espaços lúdicos comunitários adequados a crianças de até seis anos e também de ambientes inclusivos para aquelas com deficiência. 

Os projetos de pesquisa devem ser propostos por docentes da USP, vinculados à Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus, Institutos Especializados e demais Órgãos da entidade, e ter duração de 16 meses. Em sua primeira edição, a Fundação irá investir um total de R$ 500 mil em projetos com valor máximo de até R$ 100 mil. O regulamento completo do edital pode ser conferido no site da PRCEU, assim como as inscrições, que podem ser feitas pelo mesmo endereço até o dia 22 de setembro. Os projetos contemplados serão conhecidos em novembro. 

O Núcleo de Excelência pela Primeira Infância, que faz parte do Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, será o responsável por organizar e executar todas as etapas do edital, como inscrição, admissão, análise e julgamento das propostas de projetos participantes. Este Núcleo pretende-se constituir em referência na temática da primeira infância, período compreendido da gestação até a criança completar os seis anos de idade, e tem o intuito de desenvolver projetos de extensão visando o cuidado e a prevenção em todas as áreas, junto às crianças e seus familiares. 

(esq. p/ dir.) A coordenadora de Projetos da Fundação, Gabriela Aratangy Pluciennik; o diretor-presidente, Eduardo de Campos Queiroz; o membro do Conselho Curador, Fernando Rossetti Ferreira; o vice-reitor, Hélio Nogueira da Cruz; o presidente da Fundação; o reitor da USP; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda; o superintendente do Espaço Físico; Antônio Marcos de Aguirra Massola; o coordenador do Núcleo dos Direitos, José Ricardo Carvalho de Mesquita Ayres; e a coordenadora do convênio pela USP, Lucia Vilela Leite Filgueiras

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança. Ela foi criada em 1965, pelo banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e sua esposa Maria Cecília Souto Vidigal, após o falecimento, aos treze anos de idade, da filha caçula do casal, Maria Cecília, vítima de leucemia. Após uma revisão da sua visão e missão, a Fundação transferiu os laboratórios Maria Cecília Souto Vidigal para o Departamento de Hematologia da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no complexo do Hospital das Clínicas. 

Mais informações pelo e-mail: nucleodosdireitos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.