Assista no link abaixo ao vídeo Origens do Pensamento Político Grego, da série Estudos Clássicos em Dia, com o professor Patricio Tierno, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Os fundamentos da teoria política grega – e, portanto, de todo o Ocidente – são abordados pelo professor Patricio Tierno, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, num novo vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, disponibilizado na internet no dia 8 passado. A série é produzida pelo Serviço de Comunicação Social da FFLCH.
No vídeo – intitulado Origens do Pensamento Político Grego -, Tierno fala sobre o tema “Pólis, justiça e igualdade na Grécia arcaica”. Ele aponta na célebre epopeia Ilíada, de Homero, datada do século 8 antes de Cristo, dois princípios de justiça que, a partir de então, serão recorrentes no pensamento político.
No primeiro canto da obra de Homero, destaca o professor, ocorre a chamada “Disputa entre Agamênon e Aquiles”, em que os dois guerreiros travam uma discussão sobre os despojos de guerras recentes. Para Agamênon, a distribuição do butim da guerra deve ser feita de acordo com a posição ou lugar do indivíduo na escala social. “Como ele é o rei, defende suas prerrogativas com base nesse critério”, destaca Tierno. Já para Aquiles, a distribuição deve levar em conta a honra, o status conseguido no campo de batalha. “É nesse momento, em torno do verso 231 do canto primeiro da Ilíada, que Aquiles forja o que considero a primeira metáfora do ressentimento político, quando ele acusa Agamênon de ser um governante materialmente avarento ou, utilizando a palavra literal, um governante que devora a sua própria comunidade.”
Assista à íntegra do vídeo no link acima.
Estudos Clássicos em Dia é uma série de vídeos em que professores da FFLCH falam sobre temas de sua especialidade. Outros vídeos já disponibilizados abordam a comédia de Aristófanes, avanços na pesquisa arqueológica, civilização fenícia e o romance grego antigo, entre outros temas. Eles podem ser acessados na página da FFLCH.