Série de podcasts aborda vida e obra de Celso Furtado

Economista paraibano é tema de programas produzidos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP

19/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 14/06/2024 as 14:30

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP produziu uma nova série de podcasts, que tem o objetivo de divulgar a vida e a obra do economista paraibano Celso Furtado (1920-2004). A série tem dez episódios, publicados um por dia desde 9 outubro, no site do IEB. O último deverá ir ao ar nesta sexta-feira, dia 23. Os podcasts celebram o centenário de Furtado, completado em 26 de julho passado.

Com duração de 9 a 15 minutos, os seis episódios já publicados exploram a importância e a influência do pensamento de Celso Furtado, além de dar informações sobre o acervo do economista, que pertence ao IEB.

“Celso Furtado foi um dos grandes intelectuais brasileiros. Seu pensamento entrosa a esfera econômica com política, sociedade e cultura a partir de uma perspectiva histórica, um pensamento inovador e voltado para a ação”, afirma o professor Alexandre de Freitas Barbosa, do IEB, no primeiro episódio da série. “Essa sua maneira de pensar a economia e o sistema internacional fez dele um dos principais pensadores econômicos do século 20.”

No segundo episódio, a jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar, viúva de Furtado, fala sobre as obras do economista publicadas postumamente. Rosa supervisionou o processo editorial e de divulgação das edições definitivas das obras do economista. No podcast, a jornalista relembra esse processo e comenta os conteúdos dessas edições.

O terceiro e o quarto episódios da série exploram o acervo de Furtado, que foi doado ao IEB no ano passado por Rosa Freire d’Aguiar e soma cerca de 30 mil itens, como cartas, fotografias, relatórios, cadernos, artigos e até e-mails impressos, como mostrou o Jornal da USP em reportagem especial.

No quinto episódio, a atenção se volta para a trajetória acadêmica de Celso Furtado, desde o bacharelado em Direito até seu doutorado. No podcast, o professor Roberto Pereira Silva, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais, percorre o trajeto não linear do intelectual até chegar à área da economia, pela qual ficaria conhecido.

Já no sexto episódio, a professora Luciana Suarez Galvão, do IEB, aborda uma das principais obras de Furtado, Formação Econômica do Brasil.

A série de podcasts sobre Celso Furtado produzida pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP está disponível no site do IEB.

LEIA MAIS SOBRE CELSO FURTADO

“A economia, a história e a política sob a ótica de Celso Furtado” (reportagem publicada pelo Jornal da USP em 26 de abril de 2019, por ocasião da doação do acervo do economista ao Instituto de Estudos Avançados da USP). Clique aqui.