Especialistas discutem impactos da pandemia no consumo

Nesta quarta-feira, dia 23, às 17 horas, no YouTube, encontro reúne professores do Brasil, Chile e Espanha

 21/09/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Verdes 2009 / Flcickr

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP inaugura nesta semana a série de eventos ECA Debate, que será realizada sempre às quartas-feiras e reunirá professores da ECA e de outras instituições para discutir os impactos da pandemia nas relações sociais, nas artes, na cultura, na economia e na política. Os encontros terão transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube e continuarão disponíveis nessa plataforma.

Nesta quarta-feira, dia 23, às 17 horas, o primeiro evento da série terá como tema Consumo e Marcas em Tempos de Pandemia. Entre os participantes do encontro estão a professora Clotilde Perez e o professor Eneus Trindade, ambos docentes do curso de Publicidade e Propaganda da ECA e integrantes do Observatório da Pandemia, que reúne especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Além deles, o evento terá a participação de Liliana de Simone, diretora do Observatório de Consumo, Cultura e Sociedade da Universidad Católica de Chile, e de Pedro Hellin, diretor do Trendenlab, grupo de pesquisa em comunicação corporativa e consumo da Universidad de Murcia, na Espanha. Eles vão analisar “o lugar do consumo e da cultura material durante e após a pandemia, bem como as manifestações de marcas em diferentes categorias e da linguagem publicitária que as sustentam”, de acordo com o site da ECA.

A professora Clotilde Perez e o professor Eneus Trindade, ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Arquivo pessoal e ECA/USP

“Com essa série de eventos, nosso objetivo é promover conversas sobre temáticas tão determinantes para nossas relações e percepções do atual momento e sobre as profundas reverberações da covid-19 em nosso cotidiano, além de compartilhar com a sociedade um pouco do que a ECA tem feito durante a pandemia”, explica o professor Eduardo Monteiro, diretor da ECA, ainda de acordo com o site.

Os encontros da série ECA Debate vão acontecer até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17 horas, no canal da ECA no Youtube. Entre os temas de discussão previstos estão questões de gênero durante a pandemia, racismo, a cobertura da imprensa sobre a covid-19, tendências para as campanhas eleitorais em 2020 e o impacto da pandemia no setor cultural.

O evento ECA Debate – Consumo e Marcas em Tempos de Pandemia acontece nesta quarta-feira, dia 23, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP no Youtube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.