Rádio USP comemora os 70 anos do forró

Música “Forró do Mané Vito”, gravada em 1950 por Luiz Gonzaga, popularizou o típico ritmo nordestino

 19/10/2020 - Publicado há 1 ano

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de outubro de 2020, que comemorou os 70 anos do forró.

Luiz Gonzaga compôs Forró com Mané Vito, música que popularizou o forró há 70 anos, em parceria com Zé Dantas – Foto: Reprodução – Fotomontagem / Jornal da USP

Em 1950 – há exatos 70 anos, portanto -, o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga gravou, pela RCA Victor, a música Forró com Mané Vito, de autoria dele e de Zé Dantas. A música se tornou o marco inaugural do forró, ritmo típico do Nordeste brasileiro, que inclui outros ritmos afins, como baião, xote, xaxado e rastapé.

Para comemorar os 70 anos do forró, o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 17 passado composições que têm como tema esse ritmo – a começar de Forró com Mané Vito. “A partir dessa música, o forró apareceu com muita força na música e na cultura brasileira”, disse o apresentador do programa, Paulinho Rosa.

Outras músicas apresentadas em Vira e Mexe foram Forró Quentinho, com Jackson do Pandeiro, Forró das Cumadre, com Elba Ramalho e Marinês, Forró do Sertão, com Dominguinhos, Forró Pesado, com o Trio Nordestino, e Forró na Brasa, com Amelinha.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.