Regina Silveira participa da entrega da Praça Milton Santos

Evento será nesta quarta-feira, dia 20, às 11 horas, na Cidade Universitária

19/12/2017 - Publicado há 7 anos
A Praça Milton Santos, na Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos / USP Imagens
.
Nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, às 11 horas, a Praça Milton Santos será entregue à comunidade uspiana e paulistana, com a presença da artista plástica Regina Silveira, idealizadora do projeto da praça, situada na Cidade Universitária. O local já foi inaugurado no dia 12 de dezembro, em cerimônia que contou com a presença do reitor da USP, Marco Antonio Zago, e da viúva do professor Milton Santos, Marie-Hélène Tiercelin dos Santos.
Professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Regina Silveira criou, especialmente para a Praça Milton Santos, a obra Mundo, um labirinto formado por murtas que convergem para o centro da praça, onde se localiza uma intervenção no piso, com representação de várias pegadas humanas. Segundo Regina, “Mundo seria um bom título para o território das  narrativas possíveis de articular entre os labirintos plantados e as pegadas ficcionais. Mas Mundo é também uma denominação simples e abrangente para se referir ao alcance da visão e à vastidão da mente deste grande geógrafo-filósofo que foi Milton Santos”.
.
Foto: Divulgação (Clique na imagem para ampliar)
.
A criação da Praça Milton Santos foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da USP em setembro deste ano. O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997. Em 28 de agosto de 1997, recebeu o título de Professor Emérito da FFLCH. Considerado como um dos principais pesquisadores de sua área, destacam-se, em sua obra, os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.