Rádio USP comemora os 70 anos do forró

Música “Forró do Mané Vito”, gravada em 1950 por Luiz Gonzaga, popularizou o típico ritmo nordestino

 19/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/07/2024 as 15:10
O forró empolga as pessoas com o típico ritmo nordestino – Arte: Moisés Dorado sobre ilustrações MEC, PNC e Sesc-SP

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de outubro de 2020, que comemorou os 70 anos do forró.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Em 1950 – há exatos 70 anos, portanto -, o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga gravou, pela RCA Victor, a música Forró com Mané Vito, de autoria dele e de Zé Dantas. A música se tornou o marco inaugural do forró, ritmo típico do Nordeste brasileiro, que inclui outros ritmos afins, como baião, xote, xaxado e rastapé.

Para comemorar os 70 anos do forró, o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 17 passado composições que têm como tema esse ritmo – a começar de Forró com Mané Vito. “A partir dessa música, o forró apareceu com muita força na música e na cultura brasileira”, disse o apresentador do programa, Paulinho Rosa.

Outras músicas apresentadas em Vira e Mexe foram Forró Quentinho, com Jackson do Pandeiro, Forró das Cumadre, com Elba Ramalho e Marinês, Forró do Sertão, com Dominguinhos, Forró Pesado, com o Trio Nordestino, e Forró na Brasa, com Amelinha.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.