
Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de outubro de 2020, que comemorou os 70 anos do forró.
Em 1950 – há exatos 70 anos, portanto -, o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga gravou, pela RCA Victor, a música Forró com Mané Vito, de autoria dele e de Zé Dantas. A música se tornou o marco inaugural do forró, ritmo típico do Nordeste brasileiro, que inclui outros ritmos afins, como baião, xote, xaxado e rastapé.
Para comemorar os 70 anos do forró, o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 17 passado composições que têm como tema esse ritmo – a começar de Forró com Mané Vito. “A partir dessa música, o forró apareceu com muita força na música e na cultura brasileira”, disse o apresentador do programa, Paulinho Rosa.
Outras músicas apresentadas em Vira e Mexe foram Forró Quentinho, com Jackson do Pandeiro, Forró das Cumadre, com Elba Ramalho e Marinês, Forró do Sertão, com Dominguinhos, Forró Pesado, com o Trio Nordestino, e Forró na Brasa, com Amelinha.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.
As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.