Duetos movimentam a história do forró

Programa “Vira e Mexe”, da Rádio USP, traz o típico ritmo nordestino cantado por duplas

 04/11/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 31 de outubro de 2020, que apresentou forrós cantados em duetos.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Luiz Gonzaga, o “rei do baião”, e seu filho Gonzaguinha; Chico César e Dominguinhos; Ivete Sangalo e Genival Lacerda. Esses foram alguns dos duetos apresentados no programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 31 de outubro passado, inteiramente dedicado a músicas de forró cantadas em duplas.

“No forró existe uma tradição de uma conversa quando tem um dueto”, explicou o apresentador do programa, Paulinho Rosa. “E aí um convida o outro, conversa com o outro, fica muito bacana.”

Luiz Gonzaga e Gonzaguinha – Fotomontagem via Wikimedia Commons

Outros duetos exibidos no programa uniram João do Vale e Amelinha, Lenine e Marinês, João Silva e Maria Alcina, Tião Carvalho e Zeca Baleiro, Trio Nordestino e Forró Sacana, Maciel Melo e Elba Ramalho, Petrúcio Amorim e Flávio José, Anastácia e Alcione, Ó do Forró e Seu Oliveira e Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.