“Maradona conquistou a recompensa dos heróis da mitologia”

Site da USP traz relatos sobre o ex-jogador de futebol argentino e sua importância para o esporte

03/12/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 12:48
Maradona: entre a humanidade e a divindade – Foto: Fotos Públicas

No fim da sua jornada, o herói sempre conquista a sua recompensa. Com base nesse pensamento do mitólogo norte-americano Joseph Campbell (1904-1987) – autor de O Herói de Mil Faces -, o jornalista, professor e pesquisador Marcelo Cardoso destaca que Maradona cumpriu sua missão e alcançou sua recompensa – tornar-se uma entidade. “Ele fará parte das histórias que a humanidade vem contando há milênios por meio de lendas, fábulas, mitos e histórias, e os meios de comunicação participam desse processo”, disse o jornalista.

Logotipo do site Universidade 93,7 MHz, da Rádio USP – Foto: Reprodução

Os comentários de Cardoso foram feitos ao site Universidade 93,7, da Rádio USP (93,7 MHz), que homenageou o ex-jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona, morto no dia 25 de novembro. O site é uma produção do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Outros relatos sobre Maradona, considerado um dos maiores jogadores de futebol da história, são apresentados no site. O pós-doutor pela ECA Edwaldo Costa se refere à morte do astro argentino como “a triste partida”, o jornalista Sergio Quintanilha diz que “Maradona era mais que futebol” e o professor José Carlos Marques, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), fala sobre quatro lembranças que traz relacionadas com o atleta.

+ Mais

O Olimpo passional de Maradona

E mais: o professor Luciano Maluly, da ECA, relembra um encontro com Maradona, o comerciante argentino radicado no Brasil Claudio Alejandro Lamedica lamenta a dor do povo da Argentina com a morte do ídolo e o pesquisador Rafael Venancio agradece ao ex-jogador pelas alegrias que trouxe ao futebol. Aproximando-se também da mitologia, o jornalista Gustavo Longo e o professor da Universidade de Sorocaba Felipe Tavares se referem a Maradona, respectivamente, como “o super humano” e “a personificação do herói”.

Leia aqui os relatos sobre Maradona publicados no site Universidade 93,7.