“Manuscritos do Mar Morto” são tema de evento gratuito on-line

A partir de 13 de julho, vídeos em português darão detalhes sobre a maior descoberta arqueológica do século 20

 09/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/06/2024 as 10:24
Manuscrito de Saudades de Lídia e Armindo – Foto: Revista BBM nº 2

A Semana dos Manuscritos do Mar Morto – um série de quatro vídeos que abordará vários aspectos de um dos mais importantes documentos da história das religiões – vai ser realizada nos dias 13, 15, 16 e 18 deste mês, com transmissões on-line, em português e gratuitas. A promoção é do Moriah International Center, instituição dedicada ao turismo cultural e acadêmico em Israel, em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém. Para participar é preciso se inscrever no site do evento.

A série terá a presença de um dos grandes especialistas nos Manuscritos do Mar Morto, o arqueólogo Oren Gutfeld, que em 2017 participou da descoberta da 12º caverna da região de Qumran com fragmentos de jarros usados pela mesma comunidade que produziu os documentos – provavelmente os chamados essênios.

A Semana dos Manuscritos do Mar Morto terá ainda a participação do antropólogo Adolfo Roitman, diretor do Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém – onde se encontram os documentos atualmente -, e um dos curadores dos Manuscritos do Mar Morto, e do sociólogo Ariel Horovitz, diretor do Moriah International Center.

No primeiro episódio da série, no dia 13, Roitman vai falar sobre a história dos manuscritos, sua descoberta e a vida dos habitantes de Qumran há mais de 2000 anos. No dia 15, será transmitida uma entrevista exclusiva com Oren Gutfeld, em que ele dará detalhes sobre a descoberta da caverna 12 de Qumran. Já no dia 16, haverá um tour virtual pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Finalmente, no dia 18 Adolfo Roitman fará a palestra Os Manuscritos do Mar Morto: Uma Revolução nos Estudos Bíblicos. Todos os episódios estarão liberados a partir das 10 horas.

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto é considerada o maior achado arqueológico do século 20. Eles foram encontrados acidentalmente em 1947, em cavernas de Qumran, na região do Mar Morto, em Israel. Trata-se de centenas de textos conservados por uma comunidade que viveu naquela região entre o século 2 antes de Cristo e o século 1 depois de Cristo. Os textos reproduzem livros da Bíblia hebraica, regras da comunidade e volumes apócrifos.

A Semana dos Manuscritos do Mar Morto será realizada nos dias 13, 15, 16 e 18 de julho, no site do evento. É preciso se inscrever nesta página. A inscrição é gratuita.

Leia mais sobre os Manuscritos do Mar Morto em reportagem do Jornal da USP publicada em 2017, por ocasião dos 70 anos da descoberta dos documentos. Clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.