Livro sobre Beethoven inaugura o ano do compositor

Obra foi lançada pelo maestro João Maurício Galindo, que falou à Rádio USP sobre a publicação

 07/01/2020 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/01/2020 às 12:30

Ouça no link abaixo a íntegra da entrevista do maestro João Maurício Galindo sobre o livro Beethoven – As Muitas Faces de Um Gênio (Editora Contexto), transmitida no dia 4 de dezembro de 2019, no programa Via Sampa da Rádio USP (93,7 MHz).

Logo da Rádio USP
Capa do livro Beethoven – As Muitas Faces de Um Gênio

Em 2020 completam-se 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). Em todo o mundo, ao longo deste ano, serão realizados vários eventos para celebrar essa data. No Brasil, a Editora Contexto se antecipou às comemorações e lançou, no final do ano passado, o livro Beethoven – As Muitas Faces de Um Gênio.

O livro reúne dois textos sobre a vida e a obra de Beethoven. Um deles é assinado pelo maestro João Maurício Galindo, apresentador de dois programas de música clássica na Rádio Cultura de São Paulo: Encontro com o Maestro e Pergunte ao Maestro. O outro texto é um clássico da biografia de Beethoven, de autoria do escritor francês Romain Rolland (1866-1944), Prêmio Nobel de Literatura de 1915.

O livro traz ainda uma carta de Beethoven, escrita em 1802 para os seus irmãos Carl e Johann, que ficou conhecida como o Testamento de Heiligenstadt. Na carta, que não foi enviada aos irmãos, o compositor, aos 31 anos e antes de ter criado suas principais obras, relata a sua profunda tristeza por estar perdendo a audição, inclusive revelando pensamentos suicidas.

Em entrevista no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 4 de dezembro de 2019, o maestro João Maurício Galindo falou sobre esse livro e sobre a vida e a obra de Beethoven. Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.