Vítima de transtornos mentais, o poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843) viveu durante 36 anos isolado do convívio social numa torre às margens do rio Neckar, em Tübingen, na Alemanha – a chamada Torre de Hölderlin, hoje a mais visitada atração turística da cidade.
A poesia de Hölderlin é um dos vários exemplos da influência do isolamento, da distância e da solidão na produção de grandes escritores alemães – tema da 14ª Jornada de Literatura Alemã da USP, que será realizada entre os dias 16 e 18, das 17 às 19 horas, com transmissão pelo Youtube. A programação está disponível no site do evento. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o encontro – que tem como tema Ao Redor da Distância – busca nos textos literários alemães “caminhos para a compreensão de nossas próprias experiências em meio à pandemia”.
Entre as palestras previstas estão, por exemplo, A Solidão Multiplicada na Obra de Herta Müller, da professora Raquel Belisario da Silva, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Flores da Beira do Campo: a Poesia de Ernst Herbeck, da professora Cristiane Gonçalves Bachmann, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Formas de Isolamento na Escrita: Por Uma Biografia dos Microgramas de Robert Walser, do professor Douglas Pompeu, da Freie Universität de Berlim, na Alemanha.
“Reflexões e imagens da distância (de um lugar, de pessoas, ou de si mesmo), de isolamento (exterior ou interior) e de solidão (buscada ou indesejada) estão presentes das mais diversas formas na literatura de língua alemã”, como destaca um texto de divulgação da jornada. “Podem estar ligadas a perseguição, exílio, situação política, doenças, loucura e questões sociais ou existenciais. Podem ser reais ou imaginadas, idealizadas ou cruéis, angustiantes ou esperançosas.”
A 14ª Jornada de Literatura Alemã, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece nos dias 16, 17 e 18, das 17 às 19 horas, com transmissão pelo Youtube. A programação completa e os links para as palestras estão disponíveis no site do evento.