Exposição de desenhos em Bauru vai até esta quinta-feira

Mostra exibe 12 obras de João Pedro Leite Rodrigues do Amaral, que também é estudante de Medicina da USP

26/03/2024 - Publicado há 4 meses

Até esta quinta-feira, dia 28, o Centro Cultural da USP, em Bauru, exibe a exposição Fuga para Dentro, de João Pedro Leite Rodrigues do Amaral. A mostra exibe 12 desenhos com variadas técnicas mistas.

João Pedro Amaral tem 24 anos, é natural de Avaré (SP) e está no quinto ano do curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, onde é conhecido pelo apelido de Netter.

Obra Fuga para Dentro - Foto Giane Quintela/Centro Cultural da USP
Os desenhos Música na Cabeça, A Boba e Grito na Garganta I - Foto Giane Quintela/Centro Cultural da USP
Obras Tomenta, Beba-me, Fuga para Dentro e A Noite - Foto Giane Quintela/Centro Cultural da USP
O artista e as obras Beba-me e Fuga para Dentro – Foto Giane Quintela/Centro Cultural da USP

João Pedro Amaral afirma que começou a desenhar no final de 2020, durante o primeiro ano da pandemia de covid-19, para decorar o seu quarto. Segundo ele, os dois primeiros desenhos ficaram bem pouco elaborados, mas no terceiro, denominado Desfile, acabou gostando do resultado.

“São coisas que precisavam sair de mim, que eu precisava ver no papel. A maioria dos desenhos é abstrata e não planejada, mas os sentimentos que eles transmitem foram, sim, um pouco arquitetados”, diz o expositor.

Ele acrescenta que os desenhos foram fortemente influenciados por paixões e decepções amorosas, como também pela pandemia e a solidão que ela trouxe consigo. “Foi um difícil processo de isolamento do mundo externo para lidar com meus próprios problemas internos”, finaliza.

A exposição Fuga para Dentro, de João Pedro Leite Rodrigues do Amaral, fica em cartaz até esta quinta-feira, dia 28, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail centrocultural@usp.br e pelo telefone (14) 3235-8394.

Marianne Ramalho, de Bauru