“Dicionário da Independência do Brasil” será lançado no dia 1º

Com 1.040 páginas, obra reúne 735 verbetes de especialistas de diferentes instituições do Brasil e do exterior

 30/08/2022 - Publicado há 2 anos
Capa do Dicionário da Independência do Brasil - Foto: Reprodução

O Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia será lançado nesta quinta-feira, dia 1º, a partir das 17 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. Organizado pela professora Cecília Helena de Salles Oliveira, do Museu Paulista da USP, e pelo professor João Paulo Pimenta, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a obra traz 735 verbetes relacionados com a Independência brasileira, escritos por 274 especialistas de diferentes universidades e instituições do Brasil e do exterior. Com 1.040 páginas, o Dicionário é uma publicação da Editora da USP (Edusp), em coedição com as Publicações BBM, o braço editorial da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP.

Banner do lançamento do livro Dicionário da Independência do Brasil - Foto: Reprodução

No dia 1º, haverá uma apresentação do livro, às 17 horas, na Sala Villa-Lobos da BBM. Em seguida, na Livraria João Alexandre Barbosa, localizada ao lado, acontece o lançamento da obra, previsto para as 18 horas. O lançamento do Dicionário da Independência do Brasil é parte do evento USP Pensa Brasil, que acontece de 29 de agosto a 2 de setembro na BBM.

“A proposta principal deste 
Dicionário é reunir, expor e difundir para o público especializado, mas também para os interessados por história em geral, o estado da arte a respeito da Independência”, escrevem os organizadores na introdução do livro, destacando que a obra expõe múltiplas visões sobre o processo que deu origem ao Brasil independente, incluindo diferentes referências e interpretações.


Entre os autores dos verbetes estão professores e alunos de doutorado e pós-doutorado da USP, pesquisadores egressos do Projeto Temático A Fundação do Estado e da Nação Brasileiros, 1750/1850, coordenado entre 2003 e 2009 pelo historiador István Jancsó (1938-2010), da USP, e membros da revista Almanack, desde 2011 sediada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de historiadores do exterior. “Sem nenhuma exceção, todos são especialistas em cada uma das matérias abordadas, e todos tiveram inteira liberdade para expressar suas próprias interpretações”, acrescentam os organizadores. O resultado, nas palavras de Cecília Helena e de Pimenta, é uma obra “até então inédita na historiografia brasileira”, que constitui “um leque poderoso de informações detalhadas e claras, muitas vezes mescladas com análises inovadoras, fundamentadas em fontes pioneiras e inéditas”.

Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia, de Cecília Helena de Salles Oliveira e João Paulo Pimenta (organizadores), Editora da USP (Edusp) e Publicações BBM, 1.040 páginas, R$ 280,00.

O lançamento do Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia será nesta quinta-feira, dia 1º, a partir das 17 horas, no Espaço Brasiliana da USP (Avenida Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). Evento grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4156. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.