![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/07/20210715_radio-usp3.jpg)
O blog Sarau, Luau e o Escambau, produzido pelo cantor, compositor e poeta Arnaldo Afonso e hospedado no site do jornal O Estado de S. Paulo, elegeu a Rádio USP (93,7 MHz) a melhor emissora de rádio do Brasil. Em texto publicado no dia 8 passado, Arnaldo Afonso justificou a decisão citando como destaques da rádio o “jornalismo de qualidade, com um mínimo de isenção”, e a programação musical, que contempla “a diversidade do caldeirão cultural brasileiro”.
A respeito da programação da rádio, Afonso elogia a apresentação de músicas de todas as épocas e estilos. “Enfim, uma rádio sem jabá.” Ao longo do dia, a emissora transmite “programas de entrevistas com professores e especialistas (além do timaço de colunistas) esclarecendo as ‘dúvidas’ oriundas da disseminação de fake news (por gabinetes do ódio) sobre os mais diversos temas”, continua o poeta. “Em nossa era de negacionistas, em que se elegem presidentes e vomitam impropérios e absurdos sobre todos os assuntos sem ter lido um único livro na vida, nada como uma programação que dê voz aos mestres que estudaram por décadas e argumentam à luz da ciência na defesa dos mais básicos e sagrados princípios éticos e humanistas.”
Com base na audição da emissora, Afonso reflete que no “planetinha” USP existe “gente lúcida arquitetando maravilhas contemporâneas”. “Ali há esperanças de um futuro melhor, mais solidário, inclusivo e justo.”
“Gosto de ser surpreendido com uma seleção de canções que eu nem lembrava mais que existiam (ou que desconhecia por completo). Gosto de ouvir os nomes dos compositores e de receber informações contextualizando a época em que a música foi feita e gravada (ou regravada pela enésima vez)”, escreve Afonso, acrescentando que “tudo isso” tem na Rádio USP.
Ele recomenda aos seus leitores que ouçam a emissora, listando vários programas que considera “ótimos”. E finaliza destacando dois desses programas: o Diversidade em Ciência, produzido e apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, que promove a divulgação científica voltada para a diversidade e os direitos humanos, e o Diversas, com produção e apresentação de Fabiana Ferraz, que traz músicas de autoria feminina e entrevistas com artistas da cena independente, incluindo cantoras e compositoras transexuais. “Viciei na Usp e não consigo largar mais”, escreve Afonso – dessa forma mesmo, porque ele não gosta de escrever siglas com letras maiúsculas.
Como se lê no blog Sarau, Luau e o Escambau, Arnaldo Afonso mora na Vila Maria, zona norte de São Paulo, onde atua em movimentos culturais. É um dos organizadores do Sarau da Maria e do Show da Maria, eventos mensais que abrem espaço para músicos, poetas e artistas em geral. O poeta mantém uma página no Facebook.
A Rádio USP (93,7 MHz) pode ser ouvida via internet através do site da emissora.