Não faz muito tempo que medir a pressão, batimentos cardíacos e outros detalhes sobre como o nosso corpo está se comportando, era uma missão somente para profissionais. Hoje em dia, com smartphones e relógios inteligentes, estamos cada vez mais capazes de monitorar a nossa própria saúde.
Entretanto, mesmo que essas tecnologias estejam sendo desenvolvidas por grupos de engenheiros e cientistas da computação, geralmente fora do País, aqui no Brasil, em lugares como o Hospital das Clínicas, profissionais da saúde estão apontando caminhos tecnológicos para melhorar e facilitar o monitoramento de pacientes.
Nesse contexto, nasceu o Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Inova HC. O local é um centro de estudos que incentiva a inovação dentro e fora do hospital.
Para Gabriela Ribeiro dos Santos, coordenadora de Pesquisa e Inovação do centro, é importante que profissionais da saúde estejam atentos aos avanços tecnológicos porque são eles que “estão em contato diário com problemas e dores de impacto para a sociedade”. De acordo com ela, para o desenvolvimento de uma pesquisa que leve ao desenvolvimento de um produto que tenha impacto é muito importante estar na linha de frente das necessidades dos usuários, no caso, pacientes.
Sobre tecnologias de monitoramento inteligente, a especialista defende que os avanços são uma tendência sem volta e de grande importância. No que se refere aos equipamentos, desenvolvidos dentro do Inova HC, ela destaca um equipamento de monitoramento de tremores associados à doença de Parkinson, que auxilia profissionais de saúde no ajuste de medicação, e um sistema de captura de movimentos que ajuda no treinamento de atletas de alta performance.
Ouça a matéria completa acima.
Você pode ler mais sobre o assunto no Jornal da USP:
Inovações tecnológicas revolucionam a saúde
Centro tecnológico do HC busca fomentar cultura da inovação
Instituto de Radiologia é pioneiro no desenvolvimento de radiofármacos
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.