A nova edição da revista Criação & Crítica (número 20, 2018) expõe nesse semestre uma série de artigos em torno da representação lésbica e erotismo homoafetivo feminino presentes em obras de grandes poetisas. Judith Teixeira, Maria-Mercè Marçal e Adrienne Rich são algumas das autoras analisadas.
A reflexão dos modelos de lesbianidade, o impacto da temática na métrica, o misticismo e a visibilidade do tema em poesias são aspectos centrais dos artigos. Mas, além disso, tem-se a tentativa de mapear a representação lésbica a fim de nortear e refletir a respeito desta representação na literatura poética.
O periódico, publicação do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, traz ainda um artigo sobre Judith Butler e sua teoria de construção de gênero, explicitada em Problemas de gênero. O artigo visa problematizar a construção variável de gênero, explicar conceitos criados pela autora estadunidense e destacar a relevância de se discutir gênero.
O material completo pode ser acessado no Portal de Revistas da USP.
Mais informações: e-mail criacaoecritica@gmail.com