O Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem), do Departamento de Música, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove o 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes, com gravações abertas ao público, nos dias 18 e 20 de janeiro, às 20h, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.
Nesta edição, o festival está homenageando os 100 anos de nascimento de Gilberto Mendes (1922-2016), 100 anos da Semana de Arte Moderna, 60 anos de morte de Hanns Eisler (1898-1962) e in memoriam de Régis Duprat (1930-2021).
No dia 18 de janeiro, a programação será composta do recital de abertura, às 20h, com a participação da cantora Sarah Migliori e do pianista Rubens Russomanno Ricciardi, professor responsável pelo NAP-Cipem, em um programa dedicado a Hanns Eisler, Cláudio Santoro e Gilberto Mendes.
Já no dia 20, o grupo de música de câmara da USP em Ribeirão Preto, Ensemble Matemanuque, vai se apresentar, com as participações de Rogério Wolf, na flauta; Joel Gisiger, no oboé; Sérgio Burgani, na clarineta; Lucca Zambonini Soares, na trompa; Sandra Ribeiro, no fagote; Giovana Ceranto, no piano; e Lincoln Reuel Mendes, no contrabaixo. Além de Vitor Zafer e Lucas Pigari, que terão suas obras apresentadas em estreias mundiais.
A direção artística do festival é de Lucas Eduardo da Silva Galon e Marcio Roberto de Oliveira Barreto. O evento também vai contar com os professores convidados Rogério Wolf, Josel Gisiger, Sergio Burgani, Lucca Zambonini Soares, Sandra Ribeiro e Paulo Paschoal.
A 56ª edição do Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural (ProAC), do NAP-Cipem e da Academia Livre de Artes e Música (Alma) Ribeirão Preto, com apoio do Laboratório Behring de Ribeirão Preto.
Mais informações: musica@ffclrp.usp.br ou (16) 3315-0102.