A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) vai realizar neste mês de novembro três apresentações gratuitas da Temporada de Concertos 2024. No Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, o público poderá conferir a nona edição da série Esculpir o Tempo, neste sábado, dia 9, às 16 horas, e a quarta edição da série Torre do Relógio, no dia 30, às 16 horas, em parceria com o Instituto Oceanográfico (IO) da USP. No dia 13, às 14 horas, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, em Lorena (SP), vai receber o conjunto de sopros da orquestra para uma apresentação que faz parte das celebrações dos 90 anos da USP.
Pela série Esculpir o Tempo, o concerto deste sábado vai trazer o maestro baiano Januibe Tejera na regência, acompanhado da jovem violoncelista Marina Martins, no solo. O repertório inclui obras de Marisa Rezende, Anton Webern, Edward Elgare e do próprio maestro. Além de maestro e compositor, Tejera é professor de Composição da Universidade Paris-Est, na França, e no Conservatório de Bagnolet, também na França. Filha de brasileiros, Marina Martins nasceu na Nova Zelândia em 1999 e aos 8 anos venceu seu primeiro concurso. Aos 16 fez sua estreia como solista em Bristol, na Inglaterra.
Já a quarta edição da série Torre do Relógio – inspirada no monumento icônico localizado no centro da Cidade Universitária – terá a regência do maestro Tobias Volkmann, diretor artístico da Osusp, e solo de canto de Mariane Claro. Na ocasião, o professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, fará palestra sobre os oceanos e as marés. O programa inclui obras de Felix Mendelssohn, Claude Debussy, Léa Freire, Gilberto Mendes, Angelo Martins e Dorival Caymmi.
No dia 1º de novembro, a Osusp abriu a agenda mensal com mais um concerto didático da série Naipe da Hora, com uma apresentação especial de instrumentos de cordas para um público de crianças de 9 a 10 anos. A iniciativa utiliza uma abordagem pedagógica e divertida no ensino da música de concerto, direcionada ao público infantil e infanto-juvenil, com o objetivo de despertar o interesse pela música. O contato com o eruditismo é feito por meio de explicações sobre os instrumentos, as obras e o funcionamento da orquestra. A série é gratuita e aberta para inscrições de escolas públicas e particulares, pelo formulário on-line ou através do site da Osusp.
O concerto da série Esculpir o Tempo, da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), acontece neste sábado, dia 9, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos devem ser reservados neste link.
O concerto da série Torre do Relógio, da Osusp, acontece no dia 30, às 16 horas, também no Centro Cultural Camargo Guarnieri. Entrada grátis. Os ingressos devem ser reservados neste link.
*Texto de Elcio Silva e Isabella Zanelli, com informações da Orquestra Sinfônica da USP