Pesquisa recente mostra que a maioria dos norte-americanos nem sempre acredita que as informações factuais estejam na base dos materiais publicados pela mídia. O professor Carlos Eduardo Lins da Silva afirma que essa é uma questão muito séria e a mais preocupante dos últimos problemas que o jornalismo tem enfrentado. “O fundamental é o elo de confiança que deve existir entre o público consumidor e o veículo jornalístico. Essa crença de que há distorções leva ao descrédito e à não necessidade de se consumir esse veículo. Sem confiança não há possibilidade de haver jornalismo”, ressalta.
Para o professor, não é necessário usar hastag para fazer uma matéria, mais atrapalha do que ajuda. Ele alega que é ruim a mania de o jornalismo digital ficar reproduzindo os tweets das fontes. “Isso faz com que haja uma certa confusão do público entre o que é jornalismo e o que é partidarismo das mídias sociais. O jornalismo deveria tentar se diferenciar das mídias sociais”, explica.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.