O boletim Pílula Farmacêutica desta edição fala sobre as substâncias psicoativas opioides usadas para conter e tratar dores. As substâncias psicotrópicas são aquelas que possuem efeito no sistema nervoso central, causando diversas alterações no funcionamento do cérebro. Podem ser usadas com fins medicinais ou recreativos. Já as substâncias psicotrópica derivadas do ópio são utilizadas no tratamento e manejo da dor. A mais conhecida entre elas é a Morfina, um potente analgésico à base de ópio que altera a percepção da dor, usada geralmente em tratamentos oncológicos, neuropáticos, pós-operatórios, entre outros.
A Codeína é outra opção bastante usada e pode ser encontrada em comprimidos em combinação com o Paracetamol. Essa associação combina os efeitos analgésicos da Codeína no sistema nervoso central com os efeitos analgésicos do Paracetamol, que age no sistema nervoso periférico. Assim como a Morfina, a Codeína pode oferecer efeitos colaterais e riscos. Portanto, o uso desses medicamentos deve ser indicado e ministrado apenas por profissionais da saúde.
O boletim é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.
Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.